* Gramado com Crianças e chuva, Bernardo aos 2 anos.
.Belvedere Vale do Quilombo - tirar fotos, de graça
Nosso destino escolhido para as férias do segundo semestre foi o Rio Grande do Sul, nas cidades de Gramado, Canela e Bento Gonçalves, no Vale dos Vinhos. Amamos nossa viagem!
Gramado faz parte da região das hortênsias, é tudo de bom, perfeita para agradar a crianças e papais - ficamos encantados com tudo. Mesmo debaixo de muita chuva seguimos uma maratona de programas muito legais. Sem falar que os gaúchos são muito receptivos e educados. Na cidade não existem sinais de trânsito, todos os carros param na faixa de pedestre, fato raro hoje em dia.
Ficamos na Pousada da Flores, uma pousada honesta, simples, com quartos amplos e funcionários muito educados. Tem piscina aquecida (que não tivemos tempo de usar) e o café da manhã com bolos caseiros. Tinha reservado um chalé, mas como a chuva não deu trégua nos primeiros dias optamos por passar para um quarto interno, o que foi uma ótima pedida.
Tinha feito um roteiro diferente de viagem, mas como pegamos muuuita chuva tivemos que improvisar um tanto. Para nossa surpresa, Gramado e Canela tem várias atrações para os dias de chuva com crianças, em galpões fechados, assim não ficamos um dia parados - o sol só apareceu nos últimos dias, mas foi bem vindo para conhecer o Gramazoo e o Parque do Gaúcho.
Nosso roteiro:
Primeiro dia: (Chuvinha fraca)
. Pegamos o carro no aeroporto de Porto Alegre e subimos em direção à Gramado pela BR-116, seguindo o caminho que atravessa Nova Petrópolis. Embora exista outro trajeto, via Taquara, este é o mais bonito: a estrada é ladeada por árvores e pontuada, aqui e ali, por casinhas com a arquitetura típica da região. Só de fazer este caminho inspirador, a gente já começa a relaxar e curtir o que a Serra Gaúcha tem de melhor.
. Chegada no hotel Pousada das Flores.
. Passeio pela cidade e lojinhas da rua coberta.
. Noite Gaúcha na Churrascaria Garfo e Bombacha –AAAMEI!! Gente, tinha ido com a minha mãe a 15 anos atrás, foi como voltar no tempo - fiquei muuito emocionada ! Muita musica, diversão, churrasco e chimarrão. O Bernardo se amarrou nos shows, assistiu a tudo!
Segundo dia:(Chuva!)
. Lago Negro - Tem as opções de pedalinho que devem ser uma delícia, mas como estava garoando e com muita neblina optamos por fazer apenas o passeio ao redor do lago de carrinho mesmo. Ficou com gosto de quero mais..
. Igreja Matriz São Pedro / Praça Major Nicoletti/ Praça das Comunicações – (Tudo próximo)
. Chocolates Florybal de Gramado – Claro que se tornou nosso lugar preferido, para tomar um cafezinho, comer chocolates e Bernardo brincar. Delícia demais.
.Circuito de Museus de Gramado, que engloba o Museu do Automóvel, o Museu de Cera, o Museu da Haley Davidson e o Super Carros – vale a pena comprar o passaporte para todos, fica beem mais barato (compra na bilheteria mesmo). Gostamos muito de visitar o Museu de Cera (Dreamland), alguns bonecos parecem muito com as personalidades reais, outros nem tanto - a Princesa Diana parece um monstrinho de cera... Adorei o Harley Moto Show, me informaram que a noite é um bar que vara a madrugada, mas o Bê não estava muito afim de noitada - hahahahah!!! Maridão gostou bastante do Super Carros, onde tem simuladores, e dos carros antigos
.Jantar na Cantina Di Capo – tirando a Pizzaria dos Piratas, o único restaurante que achamos com recreação foi esta cantina, que se tornou uma excelente opção. Enquanto o Bernardo brincava com as tias, eu e maridão conseguíamos tomar um vinho e comer uma boa massa com tranquilidade.
Terceiro dia (menos chuva, ufa..)
. Fechamos com uma operadora local o passeio de Maria Fumaça – ( o trem vai de uma cidade a outra e não volta..). Fomos primeiro a Carlos Barbosa, na loja da Tramontina, fazer umas comprinhas e a uma Queijaria. Depois embarcamos na maria-fumaça que parte em direção a Bento Gonçalves. O passeio começa com distribuição de suco de uva e vinho na estação, e faz uma parada em Garibaldi, com muita música e brindes de champagne. A viagem dura uma hora e meia e é animada por grupos folclóricos que se apresentam nos vagões.
. Jantar na Pizzaria temática dos Piratas – a casa parece um navio pirata, com tudo bem temático. Não encaramos o rodizio, mas parecia muito bom. Tem uma ótima recreação para as crianças.
Quarto dia (Chuvinha..)
. Mundo Encantado - O parque temático em miniatura retrata a cultura, os costumes e as tradições trazidas pelos colonizadores italianos e alemães. São moinhos, serrarias, estrebarias e casas, além da réplica de uma antiga maria-fumaça que circulou pela região, que virou a atração preferida do Bernardo.
. Mundo a Vapor - Adoramos !Tem varias atraçoes, como a Siderurgia, a ferraria, uma cópia do Vapor do São Francisco ( O Bejamim Guimarães), e local para tirar aquelas fotos antigas. Pena que não deu para andar no trenzinho, estava chovendo demais
. Passeio pelas ruas de Canela (comprinhas para variar ) e visita a Catedral de Pedra
. Chocolates Florybal de Canela – cafezinho, chocolates – delícia !
. Mini Mundo - um lugar lindo! o Bernardo ficou encantado com as locomotivas que andam pelo mini parque todo, e eu encantada com todos os detalhes deste trabalho tão grandioso. Vale a pena perder um tempo maior por lá, para ver todos os detalhes da cidade miniatura – tem prédio pegando fogo, moça fugindo de casa, muuuito bacana!
. Jantar na Cantina Di Capo (di novo!)
Quinto dia (Oba, o sol apareceu!)
. GramaZoo - uma verdadeira experiência. Amamos! O contato com as aves dá a sensação que estamos dentro da natureza, ficamos hoooras dentro do grande viveiro. Foi nosso primeiro dia de sol, depois de uns 4 dias de muita chuva e valei demais!
. Parque do Gaúcho- uma atração nova, mas bem bacana e que deve crescer muito ainda. Adoramos os cachorros, a comida (destaque para a Abóbora caramelada...hummmm)
. Almoço no Bella Vista, um café colonial fantástico, muito bem servido.
. Parque Aldeia do Papai Noel - Parque Knorr - - Como não estava na época, achei tudo meio jogado, sem cuidado. Mesmo assim, tem toda a magia. Andamos de Monorail (meio pega turista, 5 min de passeio..) e trenzinho, e assistimos a sessão de cinema que conta a história do Parque e do roteiro de passeio. Tem uma praça da neve que achamos bem legal.
Gostei menos - Os animais da Aldeia do Papai Noel estavam machucados, com as patinhas mofados, presos em gaiolas minusculas, fiquei triste com a cena.
.Belvedere Vale do Quilombo - tirar fotos, de graça
.Jantar na Cantina Di Capo (eu sei, falta de criatividade, mas a comida é ótima e a recreação melhor ainda )
Sexto dia (Sol!!)
. Castelinho do Caracol- realmente o melhor Apfelstrudel (torta de maça) da região. É uma casa antiga da região onde serve este apfelstrudel delicioso e um chá de maça que fiquei super fã. o Bernardo adorou os vários relógios cucos que tem nas paredes, e curtimos ouvir as histórias da região com todo aquele cheiro delicioso de maça
. Parque do Caracol – Vale a pena perder uma tarde para passear no parque, quem animar pode descer os 751 degraus e ver a cachoeira bem de pertinho. No nosso caso, não animamos. Fizemos o passeio de trenzinho dentro do parque e fizemos a caminhada para as cataratas e as ruinas do velho moinho, que é bem mais leve e gostosa. Tem opção de ir no Teleférico também.
. Jantar/lanche na Casa da Velha Bruxa, na rua coberta – experimentamos as torradas com ovos mexidos (delicia) e claro, o famoso cascão.
Hum, para almoço cada dia fomos em um self servisse diferente, sem muito critério. Tem vários na cidade que são gostosos e a preços acessiveis.
Depois fomos para o Vale dos Vinhedos, papo para outro post..
Aldeia do Papai Noel (Praça da Neve) |