segunda-feira, 28 de novembro de 2011

As escolhas de uma vida.

"A certa altura do filme Crimes e Pecados, o personagem interpretado por Woody Allen diz: "Nós somos a soma das nossas decisões". Essa frase acomodou-se na minha massa cinzenta e de lá nunca mais saiu.

Compartilho do ceticismo de Allen: a gente é o que a gente escolhe ser, o destino pouco tem a ver com isso.

Desde pequenos aprendemos que, ao fazer uma opção, estamos descartando outra, e de opção em opção vamos tecendo essa teia que se convencionou chamar "minha vida".

Não é tarefa fácil. No momento em que se escolhe ser médico, se está abrindo mão de ser piloto de avião. Ao optar pela vida de atriz, será quase impossível conciliar com a arquitetura.

No amor, a mesma coisa: namora-se um, outro, e mais outro, num excitante vaivém de romances. Até que chega um momento em que é preciso decidir entre passar o resto da vida sem compromisso formal com alguém, apenas vivenciando amores e deixando-os ir embora quando se findam, ou casar, e através do casamento fundar uma microempresa, com direito a casa própria, orçamento doméstico e responsabilidades. As duas opções têm seus prós e contras: viver sem laços e viver com laços...

Escolha: beber até cair ou virar vegetariano e budista?

Todas as alternativas são válidas, mas há um preço a pagar por elas. Quem dera pudéssemos ser uma pessoa diferente a cada 6 meses, ser casados de segunda a sexta e solteiros nos finais de semana, ter filhos quando se está bem-disposto e não tê-los quando se está cansado.

Por isso é tão importante o auto conhecimento. Por isso é necessário ler muito, ouvir os outros, estagiar em várias tribos, prestar atenção ao que acontece em volta e não cultivar preconceitos.

Nossas escolhas não podem ser apenas intuitivas, elas têm que refletir o que a gente é. Lógico que se deve reavaliar decisões e trocar de caminho: Ninguém é o mesmo para sempre. Mas que essas mudanças de rota venham para acrescentar, e não para anular a vivência do caminho anteriormente percorrido.

A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as conseqüências destas ações.

Lembrem-se: suas escolhas têm 50% de chance de darem certo, Mas também 50% de chance de darem errado. A escolha é sua..."

Texto de Martha Medeiros.



Este texto reflete exatamento o que anda passando na minha cabeça nos últimos dias - minha vida é a soma das minhas decisões. Tá certo que acredito SIM em destino, e principalmente em DEUS para guiar meus passos até aqui.

Mas tem tanta coisa acontecendo e todos os dias tenho que tomar tantas decisões que tenho sentido necessidade de parar e me conhecer de novo. Eu mudei taanto nos últimos anos que as vezes não me reconheço.

Quero ir para a Patagonia ou conhecer a Europa?
Quero malhar na academia ou correr na praia?
Quero trabalhar muito cedo ou sair muito tarde?
Quero mudar de emprego ou esperar uma nova gravidez?
Quero ir embora do Rio ou ainda não é viavel ?

Qual a direção vou dar a minha vida, é hora de fazer novas escolhas para 2012 que já está batendo na porta.!!!

2 comentários:

  1. Ai meu Deus! Escolhas para 2012? No meu caso acho que não dá pra escolher nada a não ser curtir a maternidade...
    E vê se não muda do Rio... ora...

    ResponderExcluir
  2. Nossa...é até uma coisa.
    ontem eu tava pensando nisso...eu tenho um texto aqui que começa assimsabe, nós somos a soma das nossas decisões e tal, e dai eu fico pensando. Será que eu sou oque????
    Adoreiiiii

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, diga que veio aqui - adoro segundas, terceiras ou muitas opiniões sobre tudo. Beijos!