quinta-feira, 7 de março de 2013

O Cão Idoso

O Nycko, meu shnauzer miniatura está beirando os 16 anos agora, e esta semana foi um teste de perseverança e amor, para nós dois.

Quem me conhece sabe que o Nycko sempre foi meu grande companheiro, um filho pra mim. Mimado, sempre dormiu na minha cama, tem vários brinquedos e roupas, viaja conosco para todo lado. Um verdadeiro lord. E olha que ele sempre aprontou muito - lembro quando mais um treinado desistiu das aulas com ele: Cristiane, enquanto você obedecer o cachorro eu não tenho o que fazer aqui! Radical neh!

A algumas semanas notei uma mudança de comportamento nele. Não interage mais conosco, não aceita mais carinho, fica distante,  dorme o dia todo e fica agitado a noite, e o pior, urina e faz cocô em qualquer lugar e PISA EM CIMA, as vezes até deita no meio da própria sujeira.

Minha reação foi a pior possível, estas estranhas atitudes de repente alteraram a minha relação com ele totalmente, foi muito negativo e fiquei com raiva - de mim por não consegui ajuda - lo e dele, por estar assim, onde foi parar o meu cachorro?

Após uma noite pensando muito no assunto, procurei na NET e encontrei que estes sinais tem tudo a ver com a Disfunção Cognitiva Canina (DCC), ou Alzheimer Canino, que acomete a maior parte dos cães nesta idade.

Decidi que meu melhor amigo precisa muito de mim, e que eu o AMO demais para desistir assim dele. Comprei fraldas, ossinhos saborosos e tenho trabalhado bastante nossa relação de novo - tudo isso estando grávida de 6 MESES e com outro filho de 3 e trabalhando 12 horas - (doida, doida!).

E assim o Gabriel ainda vai conhecer o Nycko, se Deus quiser!

Sobre a DCC, os principais sintomas são:
•Aumento do sono e o animal troca do dia pela noite;
•Caminhadas e latidos sem motivo aparente durante a noite;
•Desorientação em locais conhecidos;
•Olhar fixo;
•O cão entra em locais inadequados e não consegue sair;
•Diminuição da aprendizagem;
•Esquecimento de comandos já aprendidos em adestramento;
•Diminuição da resposta a estímulos sonoros;
•Falta de reconhecimento de pessoas familiares;
•Alguns cães ficam presos em quinas e vão para o lado errado da porta na hora de sair.
•Defecam e urinam em lugares inapropriados, até mesmo na frente dos proprietários.

4 comentários:

  1. Bem, eu me chamo Rosangela e cheguei até aqui por causa da Ilha do Bernardo(uma das opções do Google) e comecei a olhar o seu blog e achei tudo muito lindo.
    O seu filho é lindo e o seu cachorrinho tb, e foi olhando que encontrei este asunto: Cão idoso e fiquei imprenssiona com a doença e como se asemelha com a doença dos idosos humano. Sou apaixonada por animais e tenho cachorros,gatos, pássaros e peixinhos de aquário. Seu blog é muito lindo e vou continuar vendo td isso.
    Bjs,
    Ro

    ResponderExcluir
  2. amiga, a mha está c 18 anos...ela foi criada exatamente como o seu, mas de umas semanas p ca esta com esses sintomas e pior, faz coco na caminha ou qdo faz pisa e sai sujando a casa toda!! meu Deus, tenho q limpar ela e morro de pena pois esta frio, mesmo com agua quente e qdo vou trabalhar é meu filho q limpa e acaba por limpar com agua fria...fico 24 hs pensando em como ela esta...me diz uma coisa amiga: como vc fez? fraldas para reter as fezes? pois, pesquisando só achei para reter a...HELP!! urina/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada mais dificil neh... para a urina usei fraldas descartaveis, mas para as fezes nao tem muito jeito, as fraldas nao ficam! Entao passei a dar a raçao MATURE para interiores, assim ele faz menos coco. Foi uma fase muito dificil...

      Excluir
  3. o meu tb ta assim...um cocker spainel de 12 anos... a unica solução foi REVIMAX...vale a pena tentar!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, diga que veio aqui - adoro segundas, terceiras ou muitas opiniões sobre tudo. Beijos!