segunda-feira, 15 de abril de 2013

Rio de Janeiro com crianças e chuva

Que o Rio de Janeiro vira o caos na chuva, isso é verdade. O transito fica bem complicado e o carioca realmente nao gosta muito de chuva, mas a cidade não para nunca e tem muita coisa legal para fazer na cidade maravilhosa mesmo com chuva !

Recebendo a visita de uma amiga com filhos neste final de semana, fiz um roteiro para ela aproveitar estes dias e não ficar trancada em casa, seguem minhas sugestões:

Um passeio pelo Rio Histórico – passear pelo centro do rio, mesmo com chuva, é muito bacana. Temos diversos pontos que vale a pena conhecer por ali - a Biblioteca Nacional, o Museu Nacional de Belas Artes, o Theatro Municipal, Centro Cultural da Justiça Federal, a Igreja da Candelária, o Centro Cultural Banco do Brasil, a Casa França Brasil, o Centro Cultural dos Correio, o Paço Imperial, além de bons restaurantes nas ruas do Mercado, do Rosário e do Ouvidor. Como todos ficam muito próximos, é possível percorrer esse circuito cultural em apenas um dia, mesmo com chuva, cada lugar oferece uma programação para toda a família, com entradas a preços populares.

Se for durante a semana, as  ruas da Alfândega tem diversas lojinhas para deixar qualquer um doido.

Se Liga! - Todo primeiro Sábado do Mês, acontece a Feira do Lavradio, ou Feira do Rio Antigo, das 10 às 19h. Tem música rolando e, como o nome já diz, barracas vendendo muita coisa: roupas, acessórios, antiguidades… pra decorar, pra se vestir e por aí a fora! AMO !!

Forte de Copacabana - Localizado na praia de Copacabana, o forte foi construído em 1914, com o objetivo de reforçar a defesa da Baía de Guanabara, e hoje oferece aos seus visitantes muitas curiosidades e atrações. No Museu Histórico do Exército estão preservadas as primitivas instalações do forte, com as galerias, os refeitórios, os lavatórios em estilo art-nouveau, paiol das munições, a câmara de tiro e as quatro cúpulas dos canhões de trajetória retilínea. As instalações do museu contam também com de exposições, onde fatos marcantes estão registrados através de exposições, exibições de vídeo, maquetes e um setor interativo.

Além disso o local oferece uma vista panorâmica de um dos pontos mais belos da orla da cidade, ponto obrigatório para um cafezinho da tarde na Confeitaria Colombo que esta localizada ali dentro. A visitação pode ser feita de terça a domingo das 10:00h às 16:00h.
Pão de açúcar - Caso a chuva não seja muito forte, ainda vale a subida no Pão de Açúcar, porque a vista da cidade é bonita mesmo com chuva. Por ser um mirante relativamente baixo, a vista da cidade no Morro da Urca não fica muito prejudicada. No alto do Pão de Açúcar, acessível no segundo trecho de bondinho, vento e chuva podem incomodar. Mesma coisa para o Mirante do Pasmado, em Botafogo, e Dois Irmãos, no Leblon. Se a ideia for conhecer ou voltar ao Cristo Redentor, vá sabendo que a possibilidade de ver apenas nuvens lá de cima é bem grande.

Comprinhas tudo de bom - As ruas internas de Ipanema e Leblon também são uma boa opção para passear e matar o tempo enquanto o sol não volta. São diversas vitrines de griffes e boas casas de suco para um lanche - coisa mais carioca, impossível. O Shopping Leblon é uma possibilidade para fugir da chuva e lá estão inúmeras lojas e um leque variado de restaurantes e lanchonetes.

Ainda nos Shoppings, o melhor para a criançada é o Shopping Via Parque, localizado na Barra, (Zona Oeste) que tem um mega parque de diversões para deixar qualquer pai e mãe fazer compras tranquilamente, além de cinemas e lojas voltadas para o público infantil. No Barra Shopping, ainda Barra, a pedida é juntar a família inteira pra jogar boliche e jogos eletrônicos no Hot Zone. Outra pedida é dar uma olhada nos filmes em exibição nas 18 salas de exibição do New York City Center, que fica ao lado do Barra Shopping. A réplica da Estátua da Liberdade, que fica na entrada do shopping é algo que encanta a garotada

Para a noite, a Lapa continua sendo uma opção, mas o burburinho das ruas se transfere para o interior das diversas casas noturnas. O carioca não se deixa desanimar pela chuva e sai para encontrar os amigos e se divertir. A dica é ficar de olho nas programações do Circo Voador e da Fundição Progresso, as duas maiores casas de show da região. Os tradicionais bares que animam a vida boêmia do bairro se estendem prncipalmente pela Avenida Mem de Sá e pela rua do Lavradio, as duas vias mais movimentadas durante a noite. Sobram boas indicações de bares, como o Rio Scenarium (meu preferido)Democráticos, Carioca da Gema e Lapa 40°. Os barzinhos também ficam cheios, como o Antonio's e o Botequim Informal, que reúnem uma galera bonita e animada, que se encontra para conversar, rir e paquerar.

Outro lugar que tem ficado lotado é o Barra Music, espaço na Barra, que sempre tem shows e sobra azaração com programação bem variada (e preços tambem!). Não faz o meus estilo, mas para quem gosta de ferveção está na ultima moda!

Planetário - O Planetário da Gávea, na Zona Sul, abriga o Museu do Universo, diversos experimentos, sessões para as crianças e duas cúpulas de observação do céu. O planetário Universarium é um equipamento moderno capaz de projetar cerca de nove mil estrelas. Na cúpula Galileu Galilei, a projeção é de cerca de seis mil estrelas. Ambos os planetários reproduzem em condições fidedignas o céu visto da Terra a olho nu em qualquer latitude ou época do ano. De terça a sexta, as sessões de cúpula funcionam atendendo a escolas públicas e particulares com agendamento prévio. Nos fins de semana e feriados, as sessões são abertas ao público em geral.

As observações do céu acontecem às quartas, gratuitamente, na Praça dos Telescópios. A área possui quatro equipamentos modernos, instalados em cúpulas, com capacidade para localizar automaticamente cerca de 64 mil objetos.


Oi Futuro – O Oi Futuro é o instituto de responsabilidade social da Oi. São dois centros culturais no Rio de Janeiro (nos bairros de Flamengo e Ipanema), onde temos o Museu das Telecomunicações que é um grande barato, totalmente interativo, alem de mostras culturais diversas e exibição de filmes. Um passeio inperdivel para crianças e adultos, com direito a um café muito bom - Ah, a melhor unidade é do Flamengo.

Links de programação da cidade:
http://riocult.wordpress.com/
http://1001roteirinhos.com.br/

 
Alguns telefones e Serviços:

Bondinho do Pão de Açúcar
Endereço: Av. Pasteur, 520 – Urca
Telefone: (21) 2461-2700
Horário da bilheteria: diariamente, das 08h às 19h50
Ingressos (até o Pão de Açúcar): R$ 44 (adultos); R$ 22 (crianças de 06 a 12 anos); Grátis para crianças com menos de seis anos.
Cartões: Mastercard, Dinners e Visa
Shopping Leblon
Endereço: Av. Afrânio de Melo Franco, 290 - Leblon
Horário: De segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 15h às 21h.
Mais informações: (21) 3138-8000 / www.shoppingleblon.com.br

Circo Voador
Endereço: Rua dos Arcos, s/nº - Lapa
Mais informações: (21) 2533-0354 / www.circovoador.com.br

Fundição Progresso
Endereço: Rua dos Arcos, 24 - Lapa
Mais informações: (21) 2220-5070

Rio Scenarium
Endereço: Rua do Lavradio, 20, Lapa
Horário: diariamente, a partir das 19h
Mais informações: (21) 3147-9005 / www.rioscenarium.com.br

Centro Cultural Carioca
Endereço: Rua do Teatro, 37 - Centro
Horário: De segunda a sexta, das 11h às 20h. Sábado, das 16h30 às 20h30.
Mais informações: (21) 2252-6468

Bar Carioca da Gema
Endereço: Rua Mem de Sá, 79 - Lapa
Horário: De terça a sexta, a partir das 18h. Sábados, a partir das 19h. Fechada às segundas e domingos.
Mais informações: (21) 2221-0043 / www.barcariocadagema.com.br

Lapa 40º
Endereço: Rua Riachuelo, 97 - Lapa
Horário: diariamente, das 18h às 4h.
Mais informações: (21) 3970-1338/1329/1334

Planetário da Gávea
Endereço: Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100 - Gávea
Horário: De segunda a sexta, das 08h às 21h. Sábados, domingos e feriados, das 15h às 20h.
Mais informações: (21) 2274-0046 / www.planetariodorio.com.br

Shopping Via Parque
Endereço: Av. Ayrton Senna, 3000 – Barra da Tijuca
Horário: De segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 15h ás 21h.
Mais informações: (21) 2421-9222

Barra Shopping
Endereço: Av. das Américas, 4666 – Barra da Tijuca
Horário: De segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 13h às 21h.
Mais informações: (21) 3089-1050 / www.barrashopping.com.br

New York City Center
Endereço: Av. das Américas, 4666 – Barra da Tijuca
Horário: De segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 13h às 21h.
Mais informações: (21) 3089-1050 / www.barrashopping.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, diga que veio aqui - adoro segundas, terceiras ou muitas opiniões sobre tudo. Beijos!