quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Aliexpress, o seu muabeitor da China

Já tem algum tempo que descobri o Aliexpress, um site de muambas da China muito bacana para fazer umas comprinhas. Comecei comprando pouco, para conhecer, mas agora já virei uma compradora assídua e das mais variadas.



Para quem não conhece ainda o Ali, vou tentar dar algumas explicações básicas sobre como funciona.

O que é : O AliExpress é tipo um mercado livre da China, com vários vendedores, só de produtos novos. Você vai encontrar replicas de várias marcas conhecidas como Carters, Zara, Ray Ban, Chanel, Brinquedos da Imaginex, Lego e varias outras.

 
O melhor do AliExpress é que os produtos são muito baratos, você conversa direto com o vendedor e a maioria deles não cobra frete. Como no Ali são várias pessoas vendendo, isso estimula uma disputa entre elas e fazem o preço ser melhor. Os vendedores oferecem vantagens - frete de graça, descontos. E como são vendedores diferentes, suas compras chegarão separadas, diminuindo as chances de você ser taxada!


Como comprar no AliExpress

1º passo: Você pode logar no site com a sua conta do Facebook ou fazer uma conta direto no seu e-mail; (A pagina é em inglês, mas todo navegador oferece uma tradução fácil)

2º passo: No Ali você encontra de tudo -  roupas, perucas, acessórios, brinquedos, óculos, sapatos,  acessórios automotivos e muito mais. Na página inicial, você pode encontrar os produtos indo por seção ou usando a caixa de busca. E é possível filtrar a busca de diversas maneiras.

3º passo: Achou o produto que você queria? Pois bem, tem que observar alguns detalhes para não comprar gato por lebre !
- Observe a descrição do produto, material e tamanho. As chinesas são pequenas e magras, para não errar use a fita métrica sempre, inclusive no pé! Todos os produtos possuem as medidas na descrição. Para os tamanhos : S é P /M é M/ L é G /XL é GG/ XXL é ExtraG. Se for free size (tamanho único) leve em consideração que é o tamanho único das orientais, que são pequenas e magras. Na dúvida, use uma fita métrica! Todos os produtos possuem as medidas na descrição. Quanto aos sapatos, compre um número maior do que o seu se for um sapato aberto na frente e dois números acima do seu se for fechado. A numeração deles funciona assim: 4.5 é 35/5 é 36/6 é 37/7 é 38/8 é 39/9 é 40 e 9.5 é 41.
-Veja o feedback do Vendedor (fica ao lado do produto); se for muito baixo (algo entre 70%) é melhor procurar outro vendedor. Clicando na medalhinha de feedback, é possível a nota que os consumidores deram ao vendedor e os comentários sobre os produtos
- Observe atentamente os comentários de quem já comprou, na aba “feedback”; – se é “piece” (apenas uma peça) ou “lot” (mais de uma peça); – “bulk price” é o preço ou desconto para atacado; – “delivery time” é o tempo médio para a entrega do produto; – “processing time” é o tempo que o vendedor vai demorar vai para colocar o produto nos correios

Se você viu que o vendedor é bacana, que o produto vale a pena, você provavelmente vai comprar. Aí é fácil: só clicar em “buy now”. Se você logou com o Facebook, essa é a hora de colocar seu endereço. Depois, só colocar os dados do seu cartão crédito, que só precisa ser Visa ou Mastercard internacional. Eu até comprei com o cartão no inicio, mas não me senti segura, resolvi pagar apenas com boleto bancário agora. Se este for o seu caso, escolha a opção pagar com boleto bancário, coloca seu CPF, o site gera o boleto e você paga na sua conta bancaria (pode ser na NET ou no caixa eletrônico) . em alguns dias seu produto fica liberado.

6º passo: Depois que o vendedor é avisado sobre o seu pedido (isso demora uns dias), você pode ver o número de rastreio no menu “My Orders”. Lá estarão todos os detalhes sobre suas compras. Para ver o número de rastreio, é só clicar em “View Detail” e achar um código de 13 letras.

7º passo: Para rastrear, só copiar o “tracking number” e ir no site dos Correios verificar onde está sua encomenda, se já foi postada… Eles dão um prazo de 15 – 50 ou 90 (depende do vendedor) dias para chegar seu produto, mas você pode estender o prazo se quiser, mandando uma mensagem ao vendedor. (Eu uso o app KATAPAKOTE para Iphone, que é free e funciona muito bem !)

Ai surgem duvidas, e se minha encomenda nunca chegar? E se chegar rasgada, feia?”

Pra isso existe o “Open Dispute”!
Como funciona o Ali: eles só liberam o dinheiro da sua compra pra o vendedor quando sua compra chega (por isso todas tem código de rastreio, para o próprio site monitorar) e não basta só chegar, você precisa confirmar lá no site que ela chegou. Eles ficam até te mandando um email todos os dias avisando pra marcar no sistema que ela chegou. Sua compra chegou mas veio com defeito? Sua compra nunca chegou? Você abre a “open dispute”, lá no “my orders” e envia uma foto do produto com defeito (caso ela tenha chegado ruim) e escolhe se você quer o “refund” (dinheiro todo de volta), “partial refund” (só uma parte do dinheiro) ou se você prefere que ele te envie o produto novamente. O Ali envia sua solicitação ao vendedor e funciona mesmo!

Bom, muitas explicações depois no próximo post mostro o que andei comprando por lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, diga que veio aqui - adoro segundas, terceiras ou muitas opiniões sobre tudo. Beijos!