quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Diabetes Gestacional, eu tive.

Descobri ter Diabetes Gestacional com 26 semanas de gravidez. Foi um choque. Refiz a curva glicêmica por 3x para confirmar. O que eu senti? Medo. Medo pelo meu bebê – por que eu tenho “peito de aço”, podia (e posso) agüentar qualquer tranco, MENOS ver o meu bebê em risco, isso eu não estava pronta. E culpa. Essa malledita culpa que toda mãe sente, culpa por achar que eu tinha comido muito doce, que a culpa (culpa,culpa, culpa) era toda minha.


Estava errada. A Diabetes não era culpa minha, vem de uma série de fatores – idade, SOP, genética. E os pobres chocolates suíços tinham sido condenados sem direito a fiança.


Passado o susto inicial, minha obstetra (amada protetora) me indicou um Endocrinologista especializado em diabetes na gravidez, Dr. Marcos. Ele me acolheu, conversou e acompanhou até o nascimento do B. Fiz uso de insulina basal ao acordar e insulina rápida antes de refeições e lanches, 4x ao dia. Usava uma tabela de medidas, furava o dedo várias vezes ao dia e comia restritamente o que estava escrito na dieta e no horário certo.


Como sou muito disciplinada minha glicose ficou na linha durante todo o tratamento. Várias pessoas me falavam: "puxa, como você consegue comer esta mesma dieta todo dia?' Por meu filho. Por Bernardo eu passaria por tudo de novo, e juro, quando lembro de minha gravidez, só penso na maravilha de poder gerar uma vida. Afinal, não existe premio sem esforço.


Não é legal ter diabetes gestacional, mas se este é o seu caso hoje, pode ter certeza que tudo vai passar. Fiz cesariana com 38 semanas (e não foi por causa da diabetes, foi por que tinha um laço do cordão no pescoço dele), B. nasceu lindo, forte e saudável. E eu não tenho mais problemas com açúcar, alias, sou chocolatra assumida :)

Com 37 semanas !!

** Minha dieta:

Desjejum - 1 fatia de pão integral (ou 2 torradas integrais) + queijo branco + leite com pouquinho café
Colação - 1 fruta (melancia/mamão/melão/abacaxi) com Yorgute natural
Almoço - Vegetais cozinhos a vontade + 2 colheres de arroz + 1 concha pq de feijão + 1 carne grelhada + 1 fruta sobremesa
Lanche - 1 fatia de pão integral (ou 2 torradas integrais) + queijo branco + 1 suco natural com adoçante LINEA
Jantar - Vegetais cozinhos a vontade + 2 colheres de arroz + 1 concha pq de feijão + 1 carne grelhada + 1 fruta sobremesa
Em caso de fome noturna comia fruta de madrugada

** Jamais copie uma dieta de outra pessoa, vá no endocrinologista, só ele vai saber a dieta certa para você.

5 comentários:

  1. CRIS VC GANHOU O CD, MULHER!!!!
    ME MANDA SEU ENDEREÇO ANTES DO ALMOÇO, PRA QUE EU POSSA TE MANDAR AINDA HOJE!!! PARABÉNS!!!! BEIJO

    ResponderExcluir
  2. Cris, tive diabete gestacional na gravidez dos gêmeos por pura negligência médica. Eu enjoava muito não comia quase nada e só engordava... e teve semana que engordei 4kg,no total foram22kg! Meu médico não acreditava em mim,simplesmente!Só fui descobrir depois do parto,só que daí foi tarde demais a DG causou um parto pramturo de 33semanas e foi uma provável causa da deficiência do meu filho que teve hemorragia intracarniana.

    Resumindo:se tivesse tratado a diabete,poderia ter evitado o parto prematuro que poderia ter evitado a hemorragia intracraniana e ele não teria as sequelas que tem hj entendeu!?

    Por isso um bom profissional e a confiança paciente X GO é muito importante.

    Ó tima abordagem a sua!E belíiiiissima foto!!!:))

    ResponderExcluir
  3. Cris, já mandei.....parece-me que você recebe em até 7 dias ok ??
    Super beijo.
    Tenho certeza que Bernardo vai adorar!!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Cris...
    Tive muito medo durante minha gestação, mas graças a Deus deu tudo certo.
    Estava (e estou) acima do peso qdo egravidei, minha mãe tem histórico de eclampisia, perdeu minha irmã com 8 meses e sobreviveu por um fio.
    Mas graças a Deus, minha gestação foi super tranquila, pressão ou baixa ou normal, diabetes tudo bem.
    Bjs
    Ju

    ResponderExcluir
  5. Olaa Cris meu e Cris hehehe e que coincidencia, to de 28 sem de gravidez e tb espero a chegada de um baby boy, o Benjmin, e ontem descobri DG, to arrasada, com culpa tb e ainda por cima morro nos E.U.A (longe da fam)o que me conforta e que so paciente do Boston Medical Center e to cercada de profissionais maravilhosos, mesmo assim to mal engordei 9 kg ate agora e isso e mto p meu tam. 160 mt, to com medo de nao consegui da conta da dieta, atividade fisica, enfim...Adorei seu post,me deu um up hehehe...Se puder mande e-mail (chris_behappy@hotmail.com)com detalhes de como vc venceu com sucesso essa fase, um grande bjuuu sua fam e linda!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, diga que veio aqui - adoro segundas, terceiras ou muitas opiniões sobre tudo. Beijos!