domingo, 2 de outubro de 2011

O fantasma da Diabete Gestacional

Com a gravidez vem o fantasma da Diabetes Gestacional voltar a assombrar nossa vida. Para quem não sabe, tive Diabetes gestacional da gravidez do B, tem um breve  relato aqui.

A Diabete gestacional é um problema que surge durante a gravidez, por volta de 26 semanas. A mulher fica com uma quantidade maior que o normal de açúcar no sangue. É uma condição que quase sempre se normaliza sozinha depois que o bebê nasce - ao contrário de outros tipos de diabete, que duram a vida inteira. A diabete aparece quando o corpo não consegue fabricar a insulina - um hormônio produzido pelo pâncreas - em quantidade suficiente. A insulina controla a quantidade de açúcar disponível no sangue, para ser usado como fonte de energia, e permite que o excesso de açúcar seja armazenado.

Nosso corpo precisa produzir insulina extra para atender às necessidades do bebê, principalmente da metade da gravidez em diante. Se nosso corpo não conseguir fazer isso, podemos desenvolver a diabete gestacional. E quem tem histórico de diabetes na primeira gravidez já entra na próxima com a certeza que vai ter de novo. Mito ou verdade ??

Com esta duvida marquei uma consulta com o mesmo endocrinologista que me acompanhou na outra gravidez, para conversar e saber quais as minhas possibilidades e verdades.

Meus fatores de risco:
- Ter tido diabetes na primeira gravidez;
- Não ter malhado muito desde então piora;
- Diabetes na família, de idade e de nascença;
- Gravidez acima de 35 anos;
- SOP;

Meu medico contou varios relatos, a maior parte de mulheres que tiveram novamente a diabetes na segunda gravidez, e apenas um caso que uma que nao teve. Sim, existe uma chance de não desenvolver a diabetes gestacional na segunda gravidez, ou conseguir manter as taxas mais baixas e não ser necessário tomar insulina. Entao ele me deu tudo o que eu precisava, esperança.

Fiz todos meus exames e minha taxa de açúcar esta ótima agora, e meu peso o normal, por isso vamos experimentar uma dieta do índice glicêmico por 6 semanas para ver como meu organismo reage.

Durante a consulta, o Dr. Marco me perguntou se foi sofrido tomar a insulina durante a gravidez do Bernardo. Pensei um pouco e respondi que não. Quando cheguei em casa perguntei meu marido se algum dia me queixei sobre isso, e ele me disse que nunca. Claro que nao é legal ter diabetes, mas se vier é aceitar e lutar pelo bem maior que é este bebezinho na barriga.

A diabetes é um problema serio sim, mas controlável, que vai embora com a placenta no dia que o bebe nasce e pronto, vamos a luta!!

Grávida de 37 semanas do Bernardo, tem cara de Diabetes por acaso??

Um comentário:

  1. Parabéns, não sabia que estava gravidinha do segundinho...kkk
    Que legal!!!
    Diabetes é uma coisinha chata, que deve ser levada a sério e tratada direitinho.
    Bjs e parabéns de novo
    Ju

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, diga que veio aqui - adoro segundas, terceiras ou muitas opiniões sobre tudo. Beijos!