quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A escolinha

Pensei muito em parar de trabalhar quando o B. nasceu. Tive (ainda tenho..) crises de culpa por não dedicar todo o tempo do mundo para ele. Me senti a mais horrível das criaturas com o simples pensar em deixar meu filho com alguém ou na escolinha – como eu poderia fazer isso ? Ao mesmo tempo, que saudades do trabalho, da correria diária, do almoço com as amigas, de fazer a unha na esquina... culpa, culpa, culpa...

Como conciliar a vida moderna com a maternidade? E se eu parar de trabalhar e virar uma chata? Não nasci pra madame...

Indecisa ainda, decidimos colocar o B. na escolinha aos 6 meses. Rebolei para a licença + férias se estenderem a este prazo. Como trabalho em Ipanema, minha escolha foi trazer meu filho para perto de mim. Pesquisei muito as escolinhas da região até me decidir por uma que tem 5 bebês apenas no berçário.

Tirei 3 semanas para adaptação. Na primeira semana ficamos 3hs na escolinha. Entrava com o B. na salinha e ficava lá no cantinho, para dar segurança a ele quando me procurava com os olhinhos. Pra minha surpresa (e dor...), já no terceiro dia, ele não me procuro mais. Daí pra frente, me colocaram pra fora, pra sala do cafezinho. Na segunda semana ele ficou o horário da manha, enquanto eu passeava por Ipanema. Na terceira ele passou a ficar o dia todo e eu voltei a trabalhar, meu filhote não precisava mais de mim (dor, culpa, dor...). Todo mundo tinha me avisado que a adaptação é mais para a mãe do que para o bebê.

Hoje B. fica na escolinha integral, e adora. Meu coração sossegado, minha culpa só momentos. A escolinha virou uma extensão da minha casa. Estou sempre lá, acompanho o cardápio, a agenda, temos reuniões e conheço todo mundo pelo nome. Vejo no rosto do meu filho a alegria de ver as professoras e os coleguinhas quando chega, e quando vai embora.

O B. é uma criança feliz, sociável, curioso, e o contato com outras crianças faz muito bem ao seu desenvolvimento.
Brincando na escolinha

5 comentários:

  1. Oi Cristiane! Todas passamos por isso, não?
    Deixo os meus 2 bebês desde os 5 meses e meio na escolinha também... O início foi difícil, mas agora está super bom, trabalho tranquila e tenho um tempinho para mim.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Cristiane...
    Meu trabalho é meio período, mas imagino como seria... Difícil, muito difícil...
    Impressionante como junto com a maternidade, a culpa, é mais um sentimento que sempre esta em nossa cabeça, né...
    Bjs
    Ju

    ResponderExcluir
  3. Acho que esse é o maior dilema de nós mães! Qdo minha 1ª nasceu,eu tinha minha mãe p/ficar com ela,voltei ao trabalho qdo ela tinha 4 meses! Com 1 ano e 10m ela foi p/escola integral.

    Mas os gêmeos vieram e...parei! Mas não virei madame não!!!!! Trabalho mais que antes!Sem férias,13º,folgas...hahahaha..mas muito mais prazeroso com certeza!

    Beijão!!!

    ResponderExcluir
  4. Que legal essa escolinha! Realmente a gente sente mais a separação que eles. Mas com certeza a escola ajuda muito no desenvolvimento e sociabilidade dos pequenos!
    bjos

    ResponderExcluir
  5. OI Cristiane

    Adorei seu blog e estou te seguindo tambem.Me identifiquei com esse texto pois estou passando pelo mesmo dilema creche X babá X culpa hehehe.E olha que minha filha já ta com 10 meses e ainda sinto culpa por não estar todo o tempo com ela.beijinhos nay

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, diga que veio aqui - adoro segundas, terceiras ou muitas opiniões sobre tudo. Beijos!