sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

O caminho do bem

Nunca podemos acreditar que somos verdadeiramente bons. Todos nós, em maior ou menor escala, somos culpados. Queremos que motoristas bêbados não atropelem nossas crianças e entes queridos, mas reclamamos de não poder tomar uma cervejinha quando estamos dirigindo. Reclamamos quando ouvimos que policia aceitou suborno de traficante, mas oferecemos o cafezinho para o policial da esquinas nos liberar. Ouvimos os grandes roubos e propinas no governo, e sonegamos nosso imposto. Fumamos maconha e falamos dos traficantes, que não somos nos quem alimentamos esta cadeia. Vamos para a noite, não falamos por onde andamos, e queremos ser protegidos. Procuramos culpados para tudo, mas nunca olhamos para nós mesmos.

Somos culpados, culpados pelo silêncio de cada dia, que permite que a situação fuja do controle. Culpados porque vivemos de “tolerância”, porque nos horrorizamos hoje, mas nos esquecemos amanhã.

É um MAL comum achar que somos únicos, insubstituíveis, invencíveis. Pedimos a Deus que nada aconteça conosco. Falha nossa em ter tamanha pretensão. A morte de cada ser humano nos diminui, porque perdemos parte da nossa humanidade. A cada barbaridade, nos remetemos a um mundo cruel, onde a vida não vale nada. E o silêncio. Estamos acostumados, não é verdade? Aceitamos conviver com o MAL, - desde que ele não nos toque. Entra ano, sai ano, mudam-se governos, mais leis aparecem e tudo apenas piora. A cada nova tragédia uma parte de nossa humanidade muda.

Temos medo. Medo de crianças, jovens, adultos. E nos trancamos atrás de muros cada vez mais altos.

Chega de culpar as diferenças sociais, a polícia, o traficante, as milícias, os políticos - nosso silencio e nossa capacidade de esquecer são piores. E o truque é acreditar. Em qualquer coisa que se sinta. E sinto agora que nunca fui verdadeiramente boa. E sou covarde. Queria fugir para longe, onde meus filhos pudessem ser criados num mundo melhor. Mas como não posso, vou fazer o meu melhor para criar adultos responsáveis, no caminho do bem.

Acredito no tempo. O tempo é nosso amigo, nosso aliado, não o inimigo que traz as rugas e a morte. O tempo é que mostra o que realmente valeu a pena, o tempo nos ensina a esperar, o tempo apaga o efêmero e acaba com a dúvida. (Caio F. Abreu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, diga que veio aqui - adoro segundas, terceiras ou muitas opiniões sobre tudo. Beijos!